Saúde Mental: Os 7 passos do Asas do Bem Viver

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Saúde Mental: Os 7 passos do Asas do Bem Viver

Saúde Mental: Os 7 passos do Asas do Bem Viver

A Prefeitura de Jataúba, através da Enfermeira e Psicanalista Alexsandra Martins, lotada no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), está promovendo os Sete passos do Asas do Bem Viver, que é um sistema de autocuidado. O programa não é curativo, mas proporciona um caminho para a saúde mental, ajudando inclusive na prevenção de doenças. O sistema tem sido difundido entre os profissionais de saúde mental da IV Geres do estado de Pernambuco.

A enfermeira Alexsandra Martins está como coordenadora do Programa, promovendo os Sete Passos em alguns grupos de profissionais, objetivando ampliar a ação para os demais setores da saúde. Os agentes de saúde foram os primeiros servidores a serem contemplados. Alexsandra também formou um grupo de mães e cuidadoras do CAPS, para que através dos Sete Passos, elas possam desenvolver melhor seus hábitos diários, proporcionando um grande ganho para a saúde, visto que essas mulheres são sobrecarregadas física e mentalmente em função dos cuidados exaustivos que tem com seus entes queridos usuários do CAPS. Essas mulheres não possuem nenhuma rede de apoio na maioria das vezes, e esse programa tem promovido avanços para elas.

Os Sete Passos são:

1 – Despertar com gratidão e alongamentos matinais, associados a imaginação criativa para ativar as redes neurais e neuroquímicos do Bem Viver;

2 – Alimentação intuitiva e consciente, com foco no estado de presença e na escolha ativa dos alimentos nutritivos para as células em cada momento do dia;

3 – Movimentações físicas diárias de 15 a 20 minutos, ouvindo músicas bilaterais com fones de ouvido, que auxiliam na redução do estresse, ansiedade e no aumento da concentração e melhora do sono;

4 – Momentos de autocuidado, com a realização da postura do cérebro integral a cada 3 horas de atividade, com duração de 1 a 2 minutos para promover um reinício da atividade de forma consciente, prevenindo sobrecarga pelo estresse;

5 – Pausas para inspiração e apreciação do belo por pelo menos duas vezes por dia, com duração de 10 minutos, para se ter consciência da beleza que o rodeia e traze-la para perto de si;

6 – Rotina de sono saudável, com o estabelecimento de um ritual de preparação do cérebro para o sono, repetindo diariamente e reprogramando o subconsciente;

7 – Conversas que curam, aprendendo a adotar princípios da comunicação pacífica, promovendo o autoconhecimento, auto acolhimento e interesse e ouvir e compreender sentimentos e necessidades dos outros.

ASCOM Prefeitura de Jataúba/PE

 

2022-11-18T12:26:56+00:00 novembro 18, 2022|