/Prefeitura de Jataúba doa 2 mil doses de vacinas conta febre aftosa aos produtores rurais.

A prefeitura de Jataúba através da Secretaria de Agricultura iniciou na última terça-feira a distribuição gratuita de cerca de duas mil doses de vacina contra febre aftosa aos produtores rurais. A ação faz parte da campanha anual coordenada pela ADAGRO (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco).

Até essa quarta-feira 103 produtores rurais já fizeram a sua declaração junto a ADAGRO, o que representa cerca 25% dos produtores cadastrados do município, os dados são da secretaria de agricultura do município que tem prestado total apoio aos criadores.

A Febre Aftosa é uma doença viral grave e altamente contagiosa, podendo ocorrer em bovinos, suínos, ovinos, caprinos e outros animais de casco fendido (bipartido). Não afeta cavalos, cachorros, gatos ou seres humanos. Os sinais mais conhecidos da doença incluem vesículas, semelhantes a bolhas, que estouram num curto espaço de tempo e causam erosões na boca ou nos pés, resultando em salivação excessiva e/ou claudicação (manqueira).

Em humanos é uma doença infecciosa rara, provocada por um vírus do gênero Aphthovirus e que pode surgir quando se consome leite não pasteurizado vindo de animais contaminados. Essa doença é mais comum em regiões rurais e as crianças, idosos e indivíduos com baixa imunidade são os mais susceptíveis à infecção. A febre aftosa pode ser percebida por meio do aparecimento de lesões na pele, na boca e entre os dedos, além de febre alta e dores musculares.

Com a compra e distribuição das doses para os criadores do município, a prefeitura reafirma através da prefeita Dra. Cátia Ribeiro o seu compromisso com os produtores locais fato que vem ocorrendo ano a ano, um trabalho coordenado pela própria prefeita junto ao secretário de Agricultura, Antônio de Pádua (Duá) e sua equipe.

ASCOM – PREFEITURA DE JATAÚBA

2023-05-22T12:04:12+00:00 Maio 19, 2023|