CAPS Jataúba promoveu caminhada em defesa da luta antimanicomial

/CAPS Jataúba promoveu caminhada em defesa da luta antimanicomial

CAPS Jataúba promoveu caminhada em defesa da luta antimanicomial

CAPS Jataúba promoveu caminhada em defesa da luta antimanicomial

O mês de maio é tradicionalmente dedicado a luta promovida pelo movimento antimanicomial, que é caracterizado pela busca da garantia dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Na ultima Quarta (29), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Jataúba promoveu caminhada no centro da cidade em apoio a causa.

O evento contou com a presença de profissionais de saúde mental, usuários do serviço e alunos de escolas da cidade. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

Assim como o processo do Movimento da Reforma Sanitária, que resultou na garantia constitucional da saúde como direito de todos e dever do estado através da criação do Sistema Único de Saúde, o Movimento da Reforma Psiquiátrica resultou na aprovação da Lei 10.216/2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. Este marco legal estabelece a responsabilidade do Estado no desenvolvimento da política de saúde mental no Brasil, através do fechamento de hospitais psiquiátricos, abertura de novos serviços comunitários e participação social no acompanhamento de sua implementação.

ASCOM Prefeitura de Jataúba/PE

2024-06-03T13:10:52+00:00 Maio 31, 2024|